quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Tributo a Euri Silva

De forma trágica perdemos recentemente a presença física, material do amigo e companheiro de todas as horas nos profundos desafios que enfrentamos, para que as relações humanas sejam cada vez mais ampliadas, mas plenas, lutando contra toda forma de preconceitos, descriminações e intolerâncias, sejam elas religiosas, políticas, sociais, culturais na construção de uma nova civilização, tendo a certeza de que um novo mundo é possível.

Euri fez sua parte com muita energia, seriedade e competência, sobretudo, priorizando os projetos socias e culturais junto ao Instituto João Falcão, sendo um dos fundadores; como também se destacou no trabalho teatral e carnavalesco.

No dia do acontecido estava de manhã com ele no Instituto João Falcão e conversamos muito; lembrando nossas lutas e conquistas e também perdas neste caminho, e o quanto, nós temos orgulho da nossa geração, que com extrema coragem, enfrentaram as mais diversas adversidades em uma sociedade absolutamente reacionária frente ao novo. Este momento creio que estávamos fazendo um “balanço” deste período de l975 a 2010, trinta e cinco anos de muito trabalho e muito suor.

Temos clareza de que nem tudo que lutamos para avançar chegamos à vitória, porém, temos certeza que como fermento que mexe modificando a cada momento o pão da vida, o pão da realidade humana, esta realidade mudou construindo um novo chão, um novo alicerce e que as novas gerações devem aprofundar. Como diz Karl Marx o homem faz a história nas condições dadas, e não nas condições que querem, e dentro deste contexto é que Euri Silva fez sua parte junto com seus companheiros e companheiras.

Ele também esteve presente na formação e avanço do PT local, sobretudo na inserção cultural na comunidade junto com Adonias Garcia, Jose Geraldo, Osmildo Andrade, e outros, e posteriormente se desfilando.

Olhando a existência humana a partir das reflexões de Sócrates, M. Gandhi e F. Nitche no que diz respeito ao papel dos homens e mulheres na história como formadores de novas consciências , novos valores em tabuas novas, foi isto que Euri realizou por onde passou, como um ser “ humano demasiadamente humano.”.

Fisicamente, infelizmente ele não esta mais entre nós, mas seus passos ficaram marcados nas tabuas do tempo, para sempre na eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário