terça-feira, 31 de agosto de 2010

Profunda Indignação III

O Senhor Mussa Calil Neto, depois da eleição municipal de Barretos e ele como candidato a prefeito obtendo 13.500 votos em 2004, saiu na cidade rotando grosso que ele fez e faz o PT crescer (e que ele não precisa do PT e é o PT que precisa dele), visto que o candidato a prefeito anterior a ele, Cláudio José Machado obteve 3.500 votos.

Para quem acompanha o PT de Barretos desde sua fundação este argumento do Mussa é falso, vergonhosos e covarde. Vou mostrar com dados não matemáticos, mas históricos o momento político de cada eleição, de cada campanha.

PT era vice-prefeito e fez um ótimo trabalho na cidade junto com o prefeito Nelson James (PSDB) e outro partido coligado PSB, mandado de 1992-1996. No processo de continuidade unida, PT e PSDB saíram desunidos na eleição de 1996, cada um com um candidato, rachou, perdeu a prefeitura para o Dr. Uebe Rezek. O PT saiu fragilizado como também o PSDB.

Dois anos depois em l998 tem novas eleições para presidente, governo de estado, senador, deputado estadual e federal. Mussa pelo PT local saiu a deputado federal e Ezisto Cesari a deputado estadual.

A crise que comecou nas eleições de 1996, aprofunda quando Lula perde novamente a eleição, Ezisto não se elege a deputado estadual, e Mussa que para deputado federal teve quase 33 mil votos, muito bem votado, faltando 800 votos para ele se eleger.

Dentro desta conjuntura o PT precisava se recompor, se reestruturar novamente para novos desafios que a história vai nos colocar. Claúdio Machado assumiu a presidência do PT local, construindo novo diretório com a finalidade acima citada. O que fez Mussa, desfilou do PT, o que fez Ezisto se afastar do PT. Mussa diz que se desfilou do PT que ele se candidatou a presidente do Clube Os Independentes e para isso acontecer não pode ser filiado a nenhum partido.

Mas o tempo roda. Em 2000 teve novas eleições para prefeitos e vereadores. O que estava pensando o diretório: pela muito boa votação que o Mussa teve para deputado federal ele seria o candidato nato do partido para disputar esta eleição. O que Mussa fez? Omitiu-se novamente e covardemente, e o Claudio foi o nosso candidato a prefeito este sem com muita coragem. Teve também candidaturas a vereador (a) Mussa e Ezisto que em eleição de l996 como vereadores juntos tiveram mais de 1000 votos, não quiseram nem se candidatar também a vereador para a construção do partido. E neste ano de 2000 o PT não elegeu nenhum vereador, faltando penas 200 e pouco votos para eleger o João Costa a vereador.

Na campanha para prefeito com Cláudio Machado gastamos 25 mil reais, dinheiro de empréstimo da conta da grande companheira Deise Lúcia do Nascimento, gasto com programas de radio e TV e o gasolina e alguns panfletos e calçados na rua, etc, mas onde teve também trabalhos voluntários na montagem nos programa de tv e rádio e outros.

Mas se o Mussa não quis se candidato em 2000, e Cláudio o fez, o PT ganhou muitas prefeituras de ponta e de grandes cidades do interior e da capital paulistana. Estas grandes cidades do PT convidaram deputados federais eleitos de fato para assumiram cargos de secretários, abrindo vagas para os suplentes, muitos aceitaram. Ai Mussa como bom oportunista que é, filiou-se novamente ao PT, com meu voto contrário, porque tínhamos certeza é que ele só queria novamente usar o PT, arrumar a boquinha.

Mas como o tempo não para, em 2002 teve novamente eleições para presidência da república, senado, governadores, deputados estadual e federal. A realidade mudou, mudou em muito a favor do PT. Lula foi eleito presidente, ampliando também vitória de nossos candidatos a governadores, etc. Em dois ano do mandato do Lula presidente, o Brasil começou a mudar, a credibilidade PT crescendo cada vez mais em todos setores da sociedade.

Em 2004, nova eleição para prefeitos e vereadores. Ai sim, agora Mussa quer ser candidato a prefeito pelo PT de Barretos, com apoio de vários empresários, pequenos e grandes como frigoríficos, escola, até hospital e shows na região dos lados dos Lagos com Rio Negro e Solimões, e até com cartas de apoio distribuídas na cidade pela Henrique Prata, e muito as outros coisas.

Pense comigo: Cláudio Machado todo o PT em crise e crise mesmo de identidade com 25 mil reais obteve 3.500 votos, campanha no chinelo pelos próprios militantes, sem contratar vários cabos eleitorais... Mussa com PT na fita, Lula dando show como presidente, vários empresários apoiando, contratando vários cabos eleitorais, peruas, carros de som em toda a cidade, com isto gastando mais 450 mil na campanha. Pergunto a você, do ponto de vista matemático, contando enquanto proporcionalidade, quem teve mais ou menos votos:

25 mil = 3.500 votos

450 / (dividido) 25 = 18 vezes

3.500 x 18 = 63 mil

Você percebeu que os votos que o Cláudio Machado obteve são bem mais barato do que o do Mussa, e se fosse barato como do PT, Cláudio ele teria 63 mil votos e seria eleito. Mussa foi muito mal votado, por isso não foi eleito com tanta grana na sua mãos.

Mas a história não é matemática, ela é o que é. Mas tem pessoas a fazem com coragem, determinação par transformar seu meio, e outros que a fazem por oportunismo, usando a instituições e a sociedade para realizar seu ego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário