sábado, 14 de agosto de 2010

Religiosidade Popular‏

Quando em Ribeirão Preto eu fui no seminário maior, o Pe. Chicão de Jardinópolis fez um livro de religiosidade popular em homenagem a uma pessoa que veio de Bom Jesus da Lapa (Bahia) e balançou as instituições locais: igreja, prefeitura, juridiciário.
Essa pessoa começou, no começo do século XX, por conta própria e pedindo ajuda da comunidade, a realizar festas e rezas fora dos costumes oficiais da igreja que tentou de toda forma impedi-la, levando a causa até ao Vaticano, solicitando proibição pelo judiciário e pela prefeitura. Mas ela resistiu e com o tempo o povo participava cada vez mais e com mais pessoas.
Pelas rezas populares ela, depois de falecida, curava muita gente, e lá tem a capela dos milagres com as velas e materiais que comprovam as curas. Ela é conhecida na cidade como pequena nascimento, considerada santa por muita gente. E neste mês de agosto, dia do Bom Jesus da Lapa, tem a muito tempo uma romaria, vindo pessoas de todos os lados para festa e agradecimentos.
Eu e amigo Carlos que estavamos no seminario em l979 fomos a Bom Jesus da Lapa e em Salvador conhecer a origem dela, suas relações religiosas e sociais e colaboramos com este livro
O vaticano não deu até recentemente nenhuma importância a ela, mas como o vaticano age séculos depois do acontecido, quem sabe daqui a uns duzentos anos vai perdir desculpa a ela, como fizeram com Joana Dar'c e outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário