sábado, 16 de outubro de 2010

Família e Família

1. Quando Jesus diz: deixe sua casa, sua familia e me segue e
conhecerá verdade.

2. Quando Jesus diz diz: Que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em Ti

Obs: nestas duas reflexões está um olhar profundo sobre o assumir a humanidade enquanto uma totalidade a ser liberte, ser salva (tanto no conceito teológico como filosófico) que precisa ser salva. Claro que ao fazer isto, decidir por isto, o discípulo incluiu nesta totalidade a família nuclear, mas esta passa para ele ou ela pessoas humanas como todas outras, os mendigos, os favelados, os sem terra,branco ou negros - eles e elas compem o umbigo familiar inicial, e se lança a humanidade como parte também se sua reponsabilidade, até estando dispostos a morte, como Frei Tito, Irmã Doraty, Che, Martim Luterling, Joana Darc, Chico Mendes companherio nosso de caminhada. Para B. Bretc e outos pensadores estas são pessoas fundamentais para o avanço da sociedade humana, pois como diz Jesus, a mece é grande, mas poucos operários.
Por exemplo em Barretos quantas pessoas, homens e mulheres estão realmente fazendo alguma coisa para transformação a atrazada estutura social, policita e economica e cultural? Só sei que no PT eu participei ativamente nesta contrução, onde no governos Lula já tiramos 28 milhoes de pessoas da miséria, tendo luz sem pagar impostos, casa, carros, motos, passeios de avião no mundo a fóra, todo mundo comendo bem, tomando cafe do bom, Prouni, escolas tecnicas e federais, etc. Mas realmente são muitos poucos que assumem esta empreitada, a maioria das pessoas das famílias núcleares, não assumiem a resposnabilidade como familia universál, talves por medo, por covardia, por comodidade, mas também porque sabem que mesmo eles e elas não fazendo nada vão usar, apropriadar daquilo que os poucos que relamente lutaram para uma sociedade mauis humana e mais demasiadamente humana.E participando de festas em diferentes familias núcleares, a postura da maioria das pessoas que encontrei ao dinifinr seus votos (qualquer que seja o candidato) a conversa é mesma: a minha vida e de minha familia nuclear mudou muito, tal candidato me arrumou isto, me arrumou aqui, etc, etc.
A vida para eles é umbigo resolvido, isto tanto frente a pessoas formadas em faculdades, como motoristas. pedreiros, domésticas, caminhoneiros, administradores de emprensa, médicos, pastores, sacerdotes, etc.
Espero que com a vitória da Dilma avançamos também para que mais famílias nucleares, mais pessoas rompam com o umbigo umbíligal, da satisfação do ego, para um olhar cultural, mais humano, mais universal. Votar é importante, mas muito mais importante é participar, decidir, enfrentar fronteriras desumanas e rompe-las, para que todos tenham uma sociedade cada vez mais humana, demasiadamente humana.

VOTE 13 - DILMA LÁ, AVANÇANDO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário