quinta-feira, 29 de julho de 2010

Livro Nossa Luta, 01

“Elemento interno de uma obra é seu conteúdo. Deve, portanto, haver vibração da alma. Se esta não existe, não pode nascer obra. Em outras palavras, só pode haver uma aparência de obra.

INTRODUÇÃO

Para entender a História do Partido dos Trabalhadores de Barretos deve-se entender a históriageral da cidade, particularmente, os mecanismos de dominação da elite, a classe dominante, asrelações que estabelece com outros setores da sociedade, mas especialmente, com os trabalhadores e demais setores populares.

Pesquisando a história do PT local e dos movimentos sociais da cidade, definimos a burguesia local como estruturalmente reacionária, e não simplesmente conservadora: enquanto que com o conservador, o diálogo é possível, por vezes ate aceitando perder os anéis para não perder os dedos, o reacionário é que reage, persegue, vinga de seus adversários com o objetivo de cortar seus pés para que não andem, ou seja, faz de tudo para o diverso, o diferente, o outro, não cresça e preferencialmente que se apague, que seja eliminado.

Devemos lembrar que em l979 conquistamos a anistia aos presos políticos, um passo importante para a democratização do país, que culmina politicamente com a conquista das eleições diretas. A elite política e empresarial local não acompanhando a história do Brasil continuou por muito tempo prendendo, perseguindo, ameaçando militantes sociais de nossa cidade. Muitos desses exemplos desta ação da burguesia barretense, o leitor vai verificar ao viajar na leitura do livro.

Outro importante fato para entender a história do PT de Barretos é saber que nos grandes centros a sociedade civil organizada e estruturada no cotidiano em vários movimentos de resistência e ação positiva pela democratização política do Brasil, sendo esta situação que definiu a construção do Partido dos Trabalhadores como instrumento de luta por uma sociedade que seja cada vez mais justa e socialmente igualitária.

Em Barretos, cidade pequena do norte do Estado aconteceu o contrário, Os movimentos sociais de lutas sempre foram frágeis e conjunturais, e sem estruturas que o apoiassem. Frente a esta realidade, o Partido dos Trabalhadores foi e ainda é, de despertar os barretenses, principalmente, os setores explorados de nossa sociedade, para adquirirem uma consciência crítica de cidadão que têm direitos e a responsabilidade de se organizarem e estruturarem para lutar.

O PT Barretos com todas suas dificuldades e limites desafio as instituição petrificadas de construiu junto com os trabalhadores e trabalhadoras, movimentos, estruturas e organização de luta e resistência, cumprindo assim boa parte de seu papel neste período de sua em nossa cidade, trazendo a utopia e a esperança para muitos trabalhadores e trabalhadoras de Barretos região

Portanto, a história do PT de Barretos é também a história dos movimentos sociais da cidade. Por isso não podemos nunca parar de sonhar e lutar.

O leitor viajando pelas paginas do livro tirará sua própria conclusão e poderá ou não concordar conosco.

Um comentário:

  1. Olá , eu passei por aqui...Fiz leitura dos seus escritos!Gostei de ver .Vejo o quanto é importante
    a clara expressão dos fatos e das coisas.
    Quisera, ter tanta clareza de alma prá revelar meus pensamentos...Beijo. Te amo muito e te admiro. Maristela M de P Mangili.

    ResponderExcluir